fbpx

No programa Passando a Limpo, Arísio França Junior, do Restaurante Vila Bistrô, fala sobre participação no Festival Enogastronômico

O programa Passando a Limpo desta sexta-feira (1º) recebeu Arísio França Junior, proprietário do restaurante Vila Bistrô, um dos sete participantes do 3º do Festival Enogastronômico de Sete Lagoas. Em entrevista a Wagner Oliveira e Leila Dias, o empresário abordou o crescimento do turismo gastronômico em Sete Lagoas, a importância do network entre profissionais do mesmo ramo, além da qualificação dos serviços e envolvimento do poder público na realização de eventos que possibilitem o turismo.

 

Natural de Sete Lagoas, Arísio França Junior entende que a cidade tem muito potencial a oferecer, com trabalho e união de esforços e em parceria, a tendência é desenvolver de forma mais profissional. O empresário conta que o Vila Bistrô é um restaurante peculiar, de comida contemporânea, inaugurado em 2011, e que conta com eventos e atrações artísticas quase todos os finais de semana. Arísio ressalta que preza muito pelo tripé fundamental da gastronomia em seu restaurante, oferecendo aos clientes boa culinária, bom atendimento e um local agradável para convivência.

O Vila Bistrô participou das três edições do Festival Enograstronômico e na segunda temporada, quando havia competição de pratos, o restaurante foi o campeão. Arísio relata na entrevista que vê no festival uma oportunidade de evolução e ressalta ainda que alguns clientes acabam conhecendo e passam a frequentar os restaurantes participantes após o festival. Ele comemora a rede de contatos que é formada por meio do festival, e a troca de experiências que realizam dali em diante.

Segundo Arísio, Sete Lagoas tem uma característica comum no movimento dos bares e restaurantes, tem um grande número de frequentadores de quinta a domingo, e entre segunda e quarta o movimento costuma ser específico, mais industrial e empresarial, e com o festival o cenário muda muito, onde os restaurantes conseguem um média de 15% no aumento da receita durante o período de realização do evento.

Além do Vila Bistrô, Arísio é um dos idealizadores e realizadores do “Uai Gastrô” contando já com 17 restaurantes participantes, e o “Uai Eventos”, projetos do Grupo Uai, promovido por empresários da rede hoteleira de Sete Lagoas, produtores de eventos onde prima por uma boa rede de contatos, com o objetivo de trazer para a cidade os eventos mais interessantes, dos mais diversos segmentos e que tragam para o município e região, turistas e entusiastas da boa gastronomia, bebidas artesanais, além de atrações culturais de qualidade e valoração regional e segmentado.

Arísio conta que o trabalho da rede Uai, além de muita vontade, necessita aprendizado e conhecimento, por essa razão estão sempre se conectando e promovendo intercâmbios com cidades de projetos já consagrados, entendendo o funcionamento e organização, como o conceituado festival gastronômico de Tiradentes. Segundo Arísio o grupo entende que, quando se fala nesse trabalho, é necessário ter também uma parceria forte com o poder público. Afirma que são apartidários, não têm interesse político, mas entendem a necessidade de iniciar o processo, sair do conforto e mudar o cenário, crendo que concorrências acirradas podem sentar na mesma mesa e discutir melhorias.

Para o empresário o Festival Enogastronômico mostra que o público está interessado na gastronomia mineira, e conta que existe um projeto de transformar a Paulo Frontein num corredor gastronômico. Arísio relatou que a cada festival é realizado um treinamento para os garçons, pois o serviço é muito importante, e Sete Lagoas tem uma das principais profissionais do País no que tange a enologia, Dra. Kaili Oliveira, sem se esquecer do chef de cozinha Henrique Burd, ambos de grande importância no trabalho de harmonização.

Falando sobre o processo de idealização e lançamento do prato do Vila Bistrô no festival, ele ressalta que a harmonização do prato com o vinho é um processo complexo, pois necessita um trabalho de pesquisa, além de experiência para atrair o consumidor pelo ineditismo. Para chegar ao resultado final são feitos vários testes, várias provas, até que se chegue na combinação perfeita. Como novidade ele conta que em seu prato, utilizam um ingrediente que é tendência mundial na gastronomia, o hibisco, e ressaltou que quando o prato é bem aceito pelo público, ele é inserido no cardápio fixo no restaurante.

O proprietário da Vila Bistrô foi o entrevistado de Leila Dias e Wagner Oliveira no programa Passando a Limpo desta sexta-feira — Foto: Barbara Dias

O Festival Enogastronômico conta com sete restaurantes, com duração de 45 dias, teve início no dia 15 de outubro e funciona todos os dias durante as atividades do restaurante participante, ou seja, o cliente tem a oportunidade de contemplar todos os pratos harmonizados com um belo vinho, na data de preferência do cliente. Os interessados em conhecer melhor podem retirar o guia do festival nos restaurantes.

Via Site Sete Lagoas