fbpx

Data

15 agosto 2019 - 30 agosto 2019
Expired!

Tempo

20:00

Valor

Consultar Edital

Abertas inscrições para 5° Festival de Cenas Curtas de Sete Lagoas

CURTA TEATRO – 5° FESTIVAL DE CENAS CURTAS DE SETE LAGOAS

DIAS 25, 26 E 27 DE OUTUBRO DE 2019.

 

Com o desejo sincero de fomentar a cultura em Sete Lagoas, em março de 2009 a Preqaria Cia de Teatro, coordenada pelo setelagoano João Valadares, inaugurou a Escola Livre de Teatro no SESC-MG. Atualmente, mais de 1200 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos passaram pelo curso que se tornou uma referência na cidade.

A partir de 2018 a escola encontrou uma nova casa: o Centro Cultural Nacional – Teatro Preqaria. Nessa nova fase são duas modalidades: o tradicional Curso de Iniciação Teatral e um Curso de Aprofundamento, para pessoas que já tenham alguma iniciação.

O Curso de Iniciação Teatral tem o objetivo de fazer uma introdução ao universo teatral visando o seu caráter coletivo, aplicando técnicas que estimulem a desinibição, comunicação, sensibilidade, socialização e imaginação através da expressão corporal e vocal dos alunos. Os alunos têm aulas integradas de Improvisação, Interpretação, Voz e Corpo. No último módulo, os alunos aprovados em uma audição fazem a montagem de um espetáculo teatral, com apresentações abertas ao público. Já o Curso de Aprofundamento tem enfoque nos conceitos a partir da pesquisa “O ator antes da cena – Procedimentos de criação através da linha de ação física em Stanislavski e Grotowski” desenvolvida em mestrado na UFMG e nos espetáculos da Preqaria Cia de Teatro pelo professor e diretor João Valadares. A proposta é combinar corpo e mente, trazendo em seu cronograma aulas teóricas e práticas de abordagem de conceitos primários da criação teatral independente da estética.

No plano coletivo, o teatro oferece o exercício das relações de cooperação, diálogo, respeito mútuo, reflexão sobre como agir com os colegas, flexibilidade de aceitação das diferenças e aquisição de sua autonomia como resultado do poder agir e pensar sem coerção. No plano individual, o teatro proporciona o crescimento integrado do aluno, o desenvolvimento de suas capacidades expressivas e artísticas. Estimula-os através do jogo dramático, do jogo teatral, da interpretação e expressão corporal.

O grupo acredita que a iniciativa de uma Escola de Teatro é uma importante ferramenta de difusão e popularização do teatro e da arte na cidade e tem apoio institucional da Secretaria de Cultura e do Clube de Letras de Sete Lagoas.

A partir de iniciativas, a escola encontrou amigos entre os demais artistas de Sete Lagoas que hoje buscam parcerias para a realização de Festivais, a Estrutura Física de um Teatro, Cursos Técnicos e apresentações.

Com apresentação da Cimentos Nacional (Brennand), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e correalização da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, da 47ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança e do SINPARC, a Preqaria Cia de Teatro realiza na cidade a 6ª Temporada de Teatro de Sete Lagoas que oferece ao público espetáculos a cada 15 dias, com entrada gratuita.

Neste ano de 2019, o CURTA TEATRO – 5° Festival de Cenas Curtas de Sete Lagoas é um mecanismo para viabilizar a participação de qualquer interessado pelo Teatro, estreitando a relação entre os grupos teatrais da cidade e os demais grupos envolvidos, tendo como intuito a troca e apreciação da comunidade interessada no fazer artístico.

Serão selecionadas, através de edital, doze cenas com até 15 minutos de duração para se apresentarem nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2019 às 20h, no anfiteatro do CENTRO CULTURAL NHÔ QUIM DRUMMOND, situado na Praça Tiradentes, 257, Centro, Sete Lagoas/MG ou no CENTRO CULTURAL NACIONAL – TEATRO PREQARIA, situado na rua Aleixo Lanza, 41, Canaã. Essas cenas serão selecionadas pela comissão formada pelos professores e integrantes da Preqaria Cia de Teatro.

The event is finished.