fbpx

Confira a lista completa de restaurantes que irão participar do 3º Festival Enogastronômico de Sete Lagoas

Se você é apaixonado pela harmonização de um ótimo prato com um vinho de qualidade, não pode deixar de participar do 3º Festival Enogastronômico de Sete Lagoas, que será realizado no período entre os dias 15 de outubro e 28 de novembro.

Foto: Quin Drummond

O Festival, que já está em sua terceira edição, tem o objetivo de fomentar ainda mais a cultura local e regional da Enograstronomia, além de dar maior visibilidade aos restaurantes da cidade que irão participar do evento. Ao todo, sete restaurantes renomados aceitaram o convite feito pelo portal Setelagoas.com.br e confirmaram presença nesta edição do Festival.

O público poderá prestigiar o Festival visitando os seguintes restaurantes: A Francesinha PizzariaEmpório Fino CorteFiorenza PizzariaLagoa Espetos, MiracoloTsuki e Vila Bistrô.

Uma das propostas do Festival é oferecer ao público uma variedade de pratos e vinhos, que serão selecionados e harmonizados por cada estabelecimento participante do Circuito Enogastronômico. Para elaborar cada harmonização, os restaurantes receberão assessoria e treinamento do Chef e especialista em cozinha internacional, Henrique Burd e da Sommelier Internacional Kaili Oliveira.

A novidade para esta edição do Festival fica por conta do fato de que os restaurantes não serão avaliados por um júri técnico. Contudo, o público poderá avaliar cada harmonização por meio de participação secreta.

Enogastronomia

A enogastronomia é a arte de combinar vinho e comida, harmonizando componentes por meio de aromas, texturas e peso. A escolha pode ser feita por contrastes ou similaridades. Uma série de fatores deve ser analisada, como as características do vinho e os detalhes de cada prato levado à mesa.

Há vários anos o vinho é considerado a bebida ideal para acompanhar uma refeição. Com o desenvolvimento da cultura e o fenômeno do vinho, uma grande diversidade dessa bebida está hoje disponível em toda parte do mundo.

Quando pensamos em harmonizar um tipo de prato com um vinho, existem alguns fatores que precisam ser levados em conta e irão influenciar nessa escolha: o tipo de vinho em si e as suas particularidades e características, o prato e a composição da receita e seus ingredientes (carne ou peixe, método de confecção, condimentos, guarnição, entre outros), a tradição e costumes associados à gastronomia e vinicultura da região, o fator cultural e social – o que está ou não na moda e a temperatura do vinho e do prato.

A parte interessante dessa arte de harmonizar culinária e vinho é precisamente a possibilidade de que inúmeras novas combinações e experimentações podem trazer novas experiências e prazeres.

Clique nos links abaixo e conheça um pouco sobre a história de cada restaurante que irá participar do 3º Festival Enogastronômico de Sete Lagoas:

A Francesinha Pizzaria
Empório Fino Corte
Fiorenza Pizzaria
Lagoa Espetos
Miracolo
Tsuki 
Vila Bistrô

 

 

Fonte: SeteLagoas.com.br